09 março 2008

Cada um é Único e Todos Somos Um...



Uma das visões mais interessantes que se pode ter da realidade é a da realidade holográfica (HOLOS: todo, inteiro; e GRAPHOS: sinal, escrita). Cada parte do holograma contém o todo. Se uma placa holográfica cai no chão e se quebra em milhares de pedaços, cada pedaço trará a imagem completa, com menos detalhes. Um pequeno pedaço contém todas as informações da imagem vista de um certo ângulo. Semelhança com a visão particular de cada ser humano sobre a realidade? Também existe uma curiosidade a respeito: um aparelho de DVD normal utiliza duas camadas do disco, e possui dois feixes diferentes para ler uma ou outra camada e assim conseguir a capacidade de armazenar aproximadamente 8Gb de dados. Um aparelho de DVD experimental chamado HDV (Holographic Versatile Disk) que grava as informações com padrões de interferência de dois lasers obtém mais de 800 vezes a capacidade de um disco de vídeo comum, chegando a 3.9 Terabytes de dados.

Esse comportamento holográfico vem sendo muito utilizado para a compreensão do cérebro humano, pois se sabe que as informações armazenadas no cérebro não ficam gravadas em um lugar específico, mas sim distribuídas entre toda a estrutura. Muitas pessoas que perdem parte da massa cerebral continuam a viver com praticamente nenhuma mudança perceptível.

A humanidade, por sua vez, é um holograma complexo e desenvolvido, mas seu funcionamento também é similar, pois em cada ser humano, ou em linguagem mais material em cada cidadão, existe um reflexo completo de toda a sociedade e suas leis, frustrações, visões. O que ocorre é que em cada um a visão será diferente, compondo um padrão mais complexo à medida que se insere uma nova percepção. Uma curiosidade, porém, é que essas diferenças proporcionam não uma soma de capacidades e possibilidades, mas uma multiplicação das mesmas devidas a todas as interações possíveis.

Derivando disso, temos que na realidade a visão egoística não é somente prejudicial para uma qualidade de vida ou para o desenvolvimento espiritual, como é também logicamente prejudicial a si mesmo e à humanidade. Logicamente porque se utilizarmos a visão do planeta Terra como uma nave azul que é, saberemos que estamos todos juntos, vivendo e aprendendo em um mundo que é realizado por nós mesmos. Se todos decidissem em uníssono alterar o modo de agir de um dia para outro, o mundo estaria mudado instantaneamente como num passe de mágica. A natureza é a única lei da Terra que é verdadeira, todas as outras são criações humanas e a maioria absoluta dos empecilhos e problemas são criados pelas mentes e leis dos homens.

Um comentário:

Lindsey disse...

Oi passando por aqui para poder acompanhar tantas idéias ... em busca da plenitude !!! beijos (sim meu amo) rsrs.Lindsey