08 abril 2024

Resolva um problema


Esta é uma ilustração que mostra um grupo de pessoas vestidas de forma colorida em pé junto. A imagem é vibrante com uma variedade de cores e padrões, sugerindo uma atmosfera festiva ou animada. O estilo de arte parece ser digital pintura, caracterizada pelo uso de cores vivas e um toque um tanto caricatural qualidade às características dos personagens


Se tem uma coisa que eu poderia responder com mais propriedade na série "Ninguém perguntou mas eu vou responder mesmo assim" é sobre resolver problemas, já que é meu ganha pão resolver problemas em equipamentos dos mais diversos tipos. Mas a experiência é legal por misturar vários conhecimentos, então, de acordo comigo junto com os universitários, para resolver um problema você deve:

Resolver um problema geralmente envolve dividi-lo em etapas menores. Inclusive é possível que você já perceba que o problema não é tão grande quanto parece, após ser devidamente dividido em etapas menores individuais. Identificar quando ajuda é necessária e quem pode lhe oferecer essa ajuda também é fundamental. Alguns tipos de problemas terão custos ou exigirão a contratação de profissionais.

Manter um pensamento antifrágil: acredite que se o problema surgiu, você está preparado para resolvê-lo. Imagine-se resolvendo a questão. Isso vai te energizar e dar foco no processo. Tenha um bom estado de espírito para manter seu pensamento crítico e clareza mental. Peça ajuda se necessário.


Identificar o problema: defina o problema que está enfrentando. Defina qual a causa principal. Quebre em componentes e tarefas menores. Às vezes a solução não se apresenta como imaginamos e uma tarefa pequena é mais fácil de ser contornada de maneira alternativa. Defina as consequências de não conseguir resolvê-lo. Dizem que  “Se um problema não tiver solução, então já está solucionado.” Esteja preparado para o pior caso, esperando pelo melhor.


Obter informações: Obtenha informações sobre o problema. Pesquise na internet ou converse com pessoas que passaram por situações semelhantes e veja como elas solucionaram. Consulte especialistas se for necessário. Faça uma lista de pessoas a quem pode pedir ajuda, ou empresas e profissionais que pode contratar. 


Fazer um Brainstorming: Liste as potenciais soluções de maneira livre e criativa. Faça planos diferentes, plano A, plano B e plano C se possível. Considere os prós e contras de cada solução para priorizar qual a alternativa com maior probabilidade de sucesso.


Analisar as alternativas:  veja a viabilidade de cada alternativa, o tempo e os recursos financeiros e materiais necessários. Estude qual é a mais eficiente, a mais barata, a que tem maior chance de sucesso. Defina os parâmetros relevantes de cada uma que serão considerados na escolha do caminho a seguir. Elimine as alternativas que estejam fora de escopo ou não sejam possíveis. Escolha uma solução com base em todos os dados únicos e importantes para você.


Implementar a solução: “se tiver somente um dia de vida, gaste a primeira hora planejando as outras” já me dizia meu professor Alexandre Graeml. Planeje cuidadosa e detalhadamente o plano, mentalizando as etapas para conferir se todos os detalhes foram levados em consideração. Coloque seu plano em ação, executando cuidadosamente as ações, com capricho e atenção aos detalhes. Neste momento vale a frase “vamos devagar que estamos com pressa”. Ajuste o que for necessário e reavalie em caso de imprevistos. 


Aprender com a experiência: diz um velho ditado que toda experiência vale seu preço, desde que o “aprendizado seja aprendido”. Pior do que ter um problema é ter um problema recorrente, que novamente exigirá novas medidas, mais tempo, energia e recursos. Aprenda com o problema e efetue os ajustes necessários para que não ocorra novamente.


E AI, colou?

Nenhum comentário: