25 outubro 2014

Livre de Mim...

Tudo que temos nosso é nossa vida...
Nem o nosso corpo temos, só a vida...

nosso corpo vem e vai, tem sua inteligência, fica doente, se cura, se reproduz... ele é da natureza.
só temos a nossa vida.

E ainda muita gente vive a vida dos outros.

Não se coloca em primeiro lugar.
E não falo do egoísmo que tanto assola a humanidade, nem da vaidade que oculta esse egoísmo.
Falo da liberdade. Da liberdade de ser quem somos, e de fazer o que acreditamos.

Mas enquanto todos nos vitimamos de um mundo aonde a culpa sempre é do outro, o poder de ser também estará lá. E quando soubermos que a responsabilidade é nossa, eis que o poder vai voltar. Pois a responsabilidade dá autoridade e liberdade ao mesmo tempo, e enfim uma vida de crescimento e renovação se apresenta.

E a coragem de mais do que tudo, a todo o tempo, estarmos do nosso lado.
Se estivermos contra nós, quem poderá ser por nós?

You Can Have It All...

02 setembro 2014

Kit de Robótica Modelix - Primeiras Impressões





Este mês, iniciando um projeto de desenvolvimento tecnológico e treinamento na empresa, adquirimos dois produtos modelix XT 95. Um via Submarino, outro via MercadoLivre.

Minha impressão é de que o kit tem um potencial sensacional, mas deixa a desejar em alguns pontos, especialmente nos que podem ocasionar devolução ao vendedor. Desculpe fazer um texto tão chato de um produto tão legal, mas não soube fazer diferente.

1) Faltam algumas peças, sobram outras peças! Em ambos os kits, ao invés de 6 motores prometidos vieram 4. (3 com redução e um sem por kit)

2) Os eixos dos motores são incompatíveis com todas as peças. Exceto com as rodinhas (tipo skate), que em parte são uma das melhores idéias do kit já que podem ser colocadas em praticamente qualquer eixo. Assim, apesar do encaixe dos motores não ser universal, existe a possibilidade de utilização de outros motores sucateados graças ao desenho da rodinha.

3) Os kits vieram com quantidade de peças repetidas, por exemplo chaves de fenda e sensores de luz, e outras faltando. Em um dos kits não veio nenhum sensor ótico, em nenhum veio rosca sem fim.

4) Senti falta de um conjunto conferido de peças que tornasse possível a confiança no que veio. Em um dos kits os espaçadores necessários para construir a garra não vieram, e os espaçadores de tamanho grande vieram em quantidade acima da necessária. No segundo veio somente um pneu pequeno, que apesar de não importar nos nossos projetos deixa uma dúvida:  será que temos mais peças ausentes?

5) Em um dos kits os eixos curtos vieram faltando. Como havia excesso de eixos longos, foi possível cortá-los para corrigir a questão.

6) Um dos kits veio com um bônus de peças termoplásticas. No caso da falta de peças, a vinda de peças extra é muito bem vista.

7) Em um dos kits veio somente um protoboard, outro veio com dois - na verdade um mal e mal serrado ao meio. Assim pude entender que um protoboard neste caso é melhor do que dois.

8) As ferramentas do kit (chave de fenda e de boca) são muito fraquinhas, mesmo vindo em número de duas ou três.

9) Cada kit vem somente um um adaptador de eixo (o que possui dois parafusos, um para anexar ao motor e outro ao eixo quadrado). Esses adaptadores em maior número supririam a defasagem que representa motores incompatíveis e tornariam o kit mais atrativo e útil, sendo peças relativamente simples e muito úteis.

Na minha opinião, fica um misto de impressão positiva com algumas frustrações. O preço do produto é alto, gerando expectativa de qualidade. O produto é muito bom, e pela simples análise das diferenças entre os kits percebe-se a evolução (O modelixino 2.6 é bem mais bonito e prático que o 2.2), as peças são muito boas, até mesmo além do que eu esperava. Fácil de adaptar a displays de LCD, placas mais poderosas de arduíno e até mesmo controladores PIC. Os cabos fêmea fêmea, cuja lógica não tinha entendido de início, são muito úteis e simples de utilizar.

Os sensores são muito simples e bem desenhados.
Os botões são anexados elegantemente à estrutura.
As peças são boas. As rodinhas de skate que se prendem diretamente a qualquer eixo são as melhores.
As engrenagens não encaixam diretamente no eixo do motor e as adaptações tomam espaço enorme.
A quantidade de cabos e porcas e parafusos é excelente.

No geral, se você precisa de uma estrutura de hardware para desenvolver seus projetos e não quer sair juntando peças por aí, o kit da modelix apresenta uma boa solução. Só não espere a precisão e padronização do Lego Technic!

E, por hora, é isso,
boa construção!

26 agosto 2014

Quanto tempo...



Já faz tanto tempo que não escrevo, que nem lembro!
e nem sabia porque escrevia, também não sei porque parei...

como quase parei de contemplar os dias e as coisas bonitas da vida,
como quase deixei de acreditar em mim para acreditar no sistema,  no que dizem, no que passa na TV.

Quase deixei de perceber que estava vivo,
e quase deixei de perceber que muitos andarilhos são mais felizes que presidentes...

mas estou aqui, e aí,
e a caravana da minha vida passa tranquila e feliz,
enquanto uma matilha de cães ladra praguejando contra um mundo aonde há muito para todos,
e aonde a própria mãe terra da de si o nosso alimento e corpo...

e a gente quase não percebe....

17 junho 2014

O Perfeito Tao (de Lao Tsé)

O Perfeito Tao

O Tao que se revela com Tao
não é o Tao

O tal que se diz de Tao
não é o Tao

O Tao que se acha o tal
não é o Tao

O Tao que se quer saber tal qual
não é o Tao

O Tao que se mede num total
não é o Tao

O Tao que balança bem e mal
não é o Tao

O Tao que separa mel e sal
não é o Tao

O Tao que se chama Tao
tal não é o Tao

Não tem nome a fonte da matéria
mas a mãe da vida pode ter.
Por não-ser a gente sonha o segredo;
pelo ser capturamos a fagulha.
Ser, não-ser, são faces
do rosto original.
São vias da mesma láctea,
cores do mesmo leite,
no mesmo leito abissal.

Escurecer a escuridão
na escuridão total:
eis a iluminação.






A Generosidade Sem Fim

Ele flui na origem da fonte da vida.
Ele está em tudo e não está prosa.
Ele é o Tao, que anima a quintessência
e depura o substrato a torto e a direito.

Incontilhões de coisas são seus filhos
e ele não abandona nenhuma.
Sua obra, de tão perfeita,
parece não ter feito coisa alguma.

Dá corpo, casa e comida,
sem fazer escarcéu,
para que tudo coma, beba e durma
sonhando que cai do céu.

É grande ingratidão fazer pouco
do generoso chão onde se pisa.
Quem só crê em grandeza proclamada,
amesquinha o próprio ponto de partida.

O homem de Tao aprendeu a praticar
o não ser grande coisa:
deixar passar para os outros
só o anônimo do bom e do melhor.

Portanto, por nada cobrar,
sua grandeza não faz de conta.

(Retirado de Tao - O Livro, de Lao Tsé - versão por Alberto Centurião de Carvalho, Antonio Thadeu Wojciechowski, Roberto Prado)

27 março 2014

Novo Site da Aztech



Essa semana estou colocando minha vida digital em dia. Atualizando o linkedin, redefinindo as diretrizes todas, organizando mesmo a gaveta da mente. E eis que o plano antigo de fazer o site da Aztech, aonde possa experimentar as ferramentas de TI e programas, estabelecer um canal de contato e manter um local aonde possa guardar arquivos e informações, voltou à ativa. Bom, qualquer coisa, sabe onde me encontra!

26 março 2014

A Realidade

Não é o que os outros pensam de mim que faz minha realidade.
Antes, é o que penso dos outros que a faz.

25 março 2014

Por uma Vida Menos Ordinária


Tantos suicídios, tantas pessoas querendo se mandar do mundo. E a vida é a coisa mais preciosa que podemos perder. Desperdiçamos nosso tempo, nossas energias e nossa vida passamos muitas vezes correndo atrás do vil metal e do vento, e não do contentamento.

O tempo que nos é dado, os aprendizados que poderíamos ter, a riqueza que poderia ser o nosso planeta tão abundante de recursos e de idéias. Existe um grande entrave psicológico que faz com que nossa realidade seja tão concorrida e tão pouco colaborativa. 

É que no Universo interno de cada um, aonde as palavras não tem o menor sentido (quando a criança nasce ela tem a potencialidade de todas as línguas do mundo, inventadas e não inventadas, para aprender) acontece o que é a realidade individual. Apesar de todos nós existirmos neste mesmo mundo, esse mundo na verdade é uma interface onde os nossos verdadeiros mundos podem se comunicar e se tocar.

Se explorássemos nossas potencialidades como músicos, médicos, técnicos, se ousássemos acreditar que podemos ampliar nosso potencial ao infinito, aí sim tudo poderia mudar. As nossas especialidades são muito importantes, pois agregam em profundidade e detalhamento. Mas não podemos esquecer que o descanso não é não fazer nada, mas sim se distrair com algo que renove as energias dos pensamentos daquele momento. Um pensamento diferente.

De tudo que se perde, perdemos mais ainda por nos preocuparmos com o que esse sistema doentio pode pensar de nós. Perdemos por acreditar que devemos agradar a alguém. Perdemos por acreditar que o mundo sabe mais do que nós. Por não ouvir a voz que tem dentro de nós, a mesma que na criança sabe falar todas as línguas. A voz que sabe aprender vendo a natureza. A voz que sabe aprender observando. 

E de tudo que estamos perdendo pelo caminho, o mais triste é que quando a destruição estiver pronta, ainda ficaremos perguntando...

Valeu a pena?

14 fevereiro 2014

Pra encerrar a trilogia Bitcoin - Ataque ao bitcoin - Fraude e proibição.

1) O MtGox, com sede no Japão, é (atualizando:era) o maior site de troca de bitcoins do mundo. Essa semana, congelou a retirada de bitcoins (assim como o MercadoBitcoin e outros sites de câmbio). Uma "atividade incomum" foi citada. O ataque desta semana  parece ter sido somente DDos (negação de serviço), mas já existem trabalhos sobre mineração egoísta e outras falhas do protocolo que serão (ou estão sendo) exploradas. 

2) O procurador chefe da Rússia afirmou que o Bitcoin é ilegal em seu país. Uma grande ameaça é a simples proibição. (Serão os Russos atacando o bitcoin? :)

3) Os endereços anônimos e dificuldade de rastreamento tornam a moeda muito interessante para lavagem de dinheiro, tráfico, extorsão, especulação e aplicação de golpes.

4) A volatilidade da moeda, que hora vale muito hora vale pouco, tendo oscilações enormes em poucas horas, deixa os usuários inquietos constantemente, não sendo possível muitas vezes acompanhar o fluxo do preço do Bitcoin. 


Ataque DDos


A idéia do Bitcoin é sensacional. Mas quando começou a valer dinheiro de verdade, todos os tipos de pessoas que querem ganhar dinheiro fácil viram nele um grande campo de "trabalho". Poucos conseguiram manter a idéia inicial de dinheiro mundial descentralizado e distribuído. 

Além, é claro, das novas lendas de mineração egoísta, que aumentam a recompensa de grandes grupos de mineração. E alguns gastos duplos. Dentre outras engenhosidades feitas para ganhar mais dinheiro do que os outros. (Alguém sempre tem que perder)

Se o presente do Bitcoin já é incerto, o futuro é imprevisível.

11 fevereiro 2014

Ataque à rede Bitcoin

A moeda mais incerta do mundo, altamente volátil, sofreu um ataque hoje. Não contra sua rede (que está aberta ainda ao chamado selfish mining), mas de negação de serviços contra grandes sites de comécio de bitcoins. O mercadobitcoin, maior site brasileiro, segue sem retiradas de bitcoins.

Notícia na CoinDesk
Notícia na Exame

A poupança dá de pouquinho, mas o valor dessa moeda realmente é uma loucura. Varia dezenas de dólares no mesmo dia. Coisa de outro mundo.

24 janeiro 2014

O Futuro Chegou - Bitcoins, Satoshi Nakamoto e a mineiração matemática




Os bitcoins são uma demonstração de algo realmente inusitado, parecido talvez com a natureza, com uma plataforma altamente matemática, complexa e interdependente, e com um romantismo anárquico do anônimo e público.

A moeda, que se ultravalorizou nos anos seguintes, parece ser uma tendência de "ativos digitais", completamente baseados na rede de confiança que se estabeleceu, em tese ainda imburlável devido à distribuição e uso de criptografia ainda de difícil quebra. É a cybermoeda. Uma criptomoeda, já que é completamente codificada, quase ininteligível até para os humanos. Utiliza um sistema público e aberto que pode ser usado por qualquer pessoa ou instituição. Até por quem não tem documento. Até por um Alien. Até um cão bem treinado.

Ela pode ser transferida pra outro computador ou smartphone sem passar por nenhum banco.




Com seu conceito introduzido em 2008, publicado por "Satoshi Nakamoto", foi chamado de sistema de pagamento Peer 2 Peer. Ele é anônimo, pois não contém seu nome. Mas é público, e todas as transações são públicas e podem ser vistas a qualquer tempo, até a origem (o blogo Gênese). Ou seja: é como o dinheiro, portanto requer muito cuidado. Uma vez que associem a conta (número de sua conta) com você, tudo o que fez poderá ser visto. Isso faz interessante que sua conte mude sempre, talvez a cada transação.

O sistema tem um balanço automático de geração de moeda (mineiração) que produz uma quantidade estável de bitcoins no decorrer do tempo. Isso evita que entidades monetárias consigam, a princípio, manipular ou alterar o valor da moeda. Será o fim do Grupo de Bilderberg?

Para utilizar os bitcoins, existem vários serviços na internet. Para a carteira instalada no computador, basta baixar o programa (link para o bitcoin.org no final) e comprar (ou garimpar) algumas moedas.

Seu criador, Satoshi Nakamoto, cujo perfil ainda pode ser acessado em:
é na verdade um pseudônimo, já que apareceu e desapareceu da mesma maneira. 

Existem vários artigos sobre ele e sobre os bitcoins na internet. É algo tão ou muito mais impressionante que a DeepWeb. É o futuro. Ele já chegou ontem e nós nem vimos.


Mais informações, vá na fonte: http://bitcoin.org/en/

* Existem outras moedas virtuais criptografadas em circulação.