02 setembro 2014

Kit de Robótica Modelix - Primeiras Impressões





Este mês, iniciando um projeto de desenvolvimento tecnológico e treinamento na empresa, adquirimos dois produtos modelix XT 95. Um via Submarino, outro via MercadoLivre.

Minha impressão é de que o kit tem um potencial sensacional, mas deixa a desejar em alguns pontos, especialmente nos que podem ocasionar devolução ao vendedor. Desculpe fazer um texto tão chato de um produto tão legal, mas não soube fazer diferente.

1) Faltam algumas peças, sobram outras peças! Em ambos os kits, ao invés de 6 motores prometidos vieram 4. (3 com redução e um sem por kit)

2) Os eixos dos motores são incompatíveis com todas as peças. Exceto com as rodinhas (tipo skate), que em parte são uma das melhores idéias do kit já que podem ser colocadas em praticamente qualquer eixo. Assim, apesar do encaixe dos motores não ser universal, existe a possibilidade de utilização de outros motores sucateados graças ao desenho da rodinha.

3) Os kits vieram com quantidade de peças repetidas, por exemplo chaves de fenda e sensores de luz, e outras faltando. Em um dos kits não veio nenhum sensor ótico, em nenhum veio rosca sem fim.

4) Senti falta de um conjunto conferido de peças que tornasse possível a confiança no que veio. Em um dos kits os espaçadores necessários para construir a garra não vieram, e os espaçadores de tamanho grande vieram em quantidade acima da necessária. No segundo veio somente um pneu pequeno, que apesar de não importar nos nossos projetos deixa uma dúvida:  será que temos mais peças ausentes?

5) Em um dos kits os eixos curtos vieram faltando. Como havia excesso de eixos longos, foi possível cortá-los para corrigir a questão.

6) Um dos kits veio com um bônus de peças termoplásticas. No caso da falta de peças, a vinda de peças extra é muito bem vista.

7) Em um dos kits veio somente um protoboard, outro veio com dois - na verdade um mal e mal serrado ao meio. Assim pude entender que um protoboard neste caso é melhor do que dois.

8) As ferramentas do kit (chave de fenda e de boca) são muito fraquinhas, mesmo vindo em número de duas ou três.

9) Cada kit vem somente um um adaptador de eixo (o que possui dois parafusos, um para anexar ao motor e outro ao eixo quadrado). Esses adaptadores em maior número supririam a defasagem que representa motores incompatíveis e tornariam o kit mais atrativo e útil, sendo peças relativamente simples e muito úteis.

Na minha opinião, fica um misto de impressão positiva com algumas frustrações. O preço do produto é alto, gerando expectativa de qualidade. O produto é muito bom, e pela simples análise das diferenças entre os kits percebe-se a evolução (O modelixino 2.6 é bem mais bonito e prático que o 2.2), as peças são muito boas, até mesmo além do que eu esperava. Fácil de adaptar a displays de LCD, placas mais poderosas de arduíno e até mesmo controladores PIC. Os cabos fêmea fêmea, cuja lógica não tinha entendido de início, são muito úteis e simples de utilizar.

Os sensores são muito simples e bem desenhados.
Os botões são anexados elegantemente à estrutura.
As peças são boas. As rodinhas de skate que se prendem diretamente a qualquer eixo são as melhores.
As engrenagens não encaixam diretamente no eixo do motor e as adaptações tomam espaço enorme.
A quantidade de cabos e porcas e parafusos é excelente.

No geral, se você precisa de uma estrutura de hardware para desenvolver seus projetos e não quer sair juntando peças por aí, o kit da modelix apresenta uma boa solução. Só não espere a precisão e padronização do Lego Technic!

E, por hora, é isso,
boa construção!

Nenhum comentário: