14 fevereiro 2014

Pra encerrar a trilogia Bitcoin - Ataque ao bitcoin - Fraude e proibição.

1) O MtGox, com sede no Japão, é (atualizando:era) o maior site de troca de bitcoins do mundo. Essa semana, congelou a retirada de bitcoins (assim como o MercadoBitcoin e outros sites de câmbio). Uma "atividade incomum" foi citada. O ataque desta semana  parece ter sido somente DDos (negação de serviço), mas já existem trabalhos sobre mineração egoísta e outras falhas do protocolo que serão (ou estão sendo) exploradas. 

2) O procurador chefe da Rússia afirmou que o Bitcoin é ilegal em seu país. Uma grande ameaça é a simples proibição. (Serão os Russos atacando o bitcoin? :)

3) Os endereços anônimos e dificuldade de rastreamento tornam a moeda muito interessante para lavagem de dinheiro, tráfico, extorsão, especulação e aplicação de golpes.

4) A volatilidade da moeda, que hora vale muito hora vale pouco, tendo oscilações enormes em poucas horas, deixa os usuários inquietos constantemente, não sendo possível muitas vezes acompanhar o fluxo do preço do Bitcoin. 


Ataque DDos


A idéia do Bitcoin é sensacional. Mas quando começou a valer dinheiro de verdade, todos os tipos de pessoas que querem ganhar dinheiro fácil viram nele um grande campo de "trabalho". Poucos conseguiram manter a idéia inicial de dinheiro mundial descentralizado e distribuído. 

Além, é claro, das novas lendas de mineração egoísta, que aumentam a recompensa de grandes grupos de mineração. E alguns gastos duplos. Dentre outras engenhosidades feitas para ganhar mais dinheiro do que os outros. (Alguém sempre tem que perder)

Se o presente do Bitcoin já é incerto, o futuro é imprevisível.

Nenhum comentário: