08 abril 2008

Receita Para a Felicidade ou Felicidade Somente com Receita?


Foto: Prof. Davi Fusão - Foto ganhadora UTFEST - UTFPR Ponta Grossa

A vida do futuro...
O que a humanidade escolherá?

- Será que aprenderemos a usar água e cuidar do meio ambiente? Ou será que cada casa terá uma quantidade de água específica que poderá ser usada por pessoa?

- Será que aprenderemos a utilizar a energia? Ou teremos que desligar a geladeira pra ligar o computador?

- Será que teremos frutas e verduras? Faltará comida? Ou esta será tão cara que será mais barato comprar uma televisão ou computador do que comida fresca?

- Será que teremos florestas ou apenas jardins?

- Será que teremos peixes que nadam no mar? E golfinhos que comem peixes? Será que teremos baleias, e girafas, e macacos? Ou sobrarão apenas insetos?

- Poderíamos calcular a quantidade de carbono que existirá nos céus se utilizarmos todo o petróleo que tem debaixo da terra, e assim saberemos: Vale a pena continuar com o combustível fóssil em troca do AR que respiramos?

- Conseguiremos suportar o tanto de gente vai ter no planeta?

- Poderemos manter ou reconstruir o equilíbrio ambiental a tempo de establilizar o clima e as condições de sobrevivência no planeta ou teremos extinto tantas espécies que não será mais possível voltar atrás e teremos que deixar o planeta morrer pra reconstruir a vida, do zero, mais uma vez?

Conseguiremos, como humanidade, enchergar não um palmo, mas dois ou três que sejam, à frente? Poderemos ENTENDER o que os NÚMEROS que temos à disposição para percebermos que o desenvolvimento econômico e os atuais interesses vigentes querem guerras, medo, poder, terras e recursos em troca de nossa vida, nossas possibilidades de existência e muitas vezes nossa LIBERDADE, a VIDA do futuro, a VIDA do presente, do planeta que ainda luta por nós. A quem interessam as fronteiras? Aos cidadãos ou aos líderes que tem garantido seu exército de POVO trabalhador pagador de impostos que não foge porque não pode cruzar a linha?

Perceberemos que a violência nada mais é do que a manifestação de condições de vida tão extremas que estão em diferenças sociais mostruosas, em ter milhões ou não ter nada, em estar estressado por ter um emprego ou por estar desempregado, quanto a povos que se dizem de diferentes Deuses se matarem pelo Ser Divino que DEU a existência à própria vida?

A conta é complexa, mas dá pra simplificar uma porção de fatores e com meia dúzia de números perceber que ainda há tempo para acordar, mas é curto...

6 comentários:

Positividade disse...

O caos está chegando...
Vejo que as coisas não vão mudar, bem pelo contrário... a tendência é piorar cada vez mais... Até penso que seja a lei normal da natureza... Não é assim... tudo que não se tem bom uso acaba?
Ninguém vai ter conciência que a água do planeta está acabando, só vão se dar conta disso quando isso realmente acontecer...
Esta semana estava reparando o trânsito... centenas de carros com apenas uma pessoa dentro... em raras excessões via-se um carro cheio... ótimo... um carro por pessoa, uma poluição enorme e uma morte mais rápida... Carona é coisa rara... não dão carona nem pra conhecidos, muito menos pra estranhos...
O mundo somente se salvaria se houvesse união... O oposto do que está acontecendo, estão se separando cada vez mais, guerras por interesses isolados...
Talvez a gente não veja o extremo do caos, penso que se a gente viver o que um ser humano normal geralmente vive vamos ver o inicio do fim... Mas os nossos descendentes, estes sim vão poder ver.. "o mundo vai se acabar!!!"
A natureza ainda está aí... viva e forte... ele nos retribuirá da mesma maneira que a tratarmos, cabe a cada um ver o que vai querer colher...

Paz a ti!!!

gazstao disse...

Infelizmente acredito que esteja certa...

e tudo isso por tão pouco...

Lindsey disse...

Oi vim fazer uma visita pelo blog ... ótimos textos, profundos e reais ... para o que foi mencionado nos textos desejo que tudo possa atingir o grau ou estado de resiliência !!
(sim meu amoooo) bjbjbj

gazstao disse...

sim amo!
:)

que legal que vc apareceu por aqui...

Anônimo disse...

gaszzz.

Da uma olhada:
http://marcelotas.blog.uol.com.br/arch2008-04-01_2008-04-15.html#2008_04-14_11_24_45-5886357-0

a gente tinha comentado isso já....

gazstao disse...

é meu velinho...

nada de ipods, celulares, computadores... nada de decorativo... nada de vasos plásticos.

tá f... e com a crise estadunidense não tarda à China se tornar maior potência mundial.

Como já diziam os Replicantes:
"O Futuro é Vortex"...