18 abril 2008

Os Astros Falam...

Sol
De uma maneira ou de outra, toda energia do planeta vem do Sol.

Uma fogueira é o próprio Sol, com sua energia armazenada em cadeias de carbono, sendo liberada novamente. Uma hidrelétrica é água descendo o morro. Água essa que foi parar lá em cima graças à energia solar que a evaporou e transformou em nuvens.

Temos alguma ligação direta e incontestável com todo o céu, mas aqui debaixo não dá pra perceber muito bem. À noite temos as estrelas, pra nos lembrar que o tempo no Universo não é medido em horas, mas em anos. A distância não é em metros, mas em trilhões de quilômetros (um ano-luz equivale a 9,46 trilhões de Km aproximadamente.)

Ao olhar pro Sol ou pras estrelas dá pra ver que alguma realidade muito mais real do que o que vemos se desenrola sob nossos olhos. Está na Natureza. Está na mãe-Terra, em Gaia. Está em nós, na nossa parte indestrutível aonde reside nada menos do que nossa essência, que talvez não seja composta sequer de uma partícula.

Temos atualmente um mundo de informações e "obrigações" que empurram mente abaixo milhares de informações por dia. Notícias de repórteres que não param de falar e uma depois da outra. Ao terminar um compromisso, começa outro. Uma vida de ansiedade vivemos. O tempo necessário pra filtrar tudo e eliminar a grande parte que não presta não existe mais em nossa rotina. O tempo de respirar. O tempo de simplesmente apreciar a vida, a natureza, o céu. Tempo esse imprescindível pra que nossa consciência possa parar de ser empurrada pelo turbilhão de dados e possa vir à tona e respirar, falar um pouco com nós mesmos.

É olhar o céu e ver que o infinito é aqui, e que o eterno é agora...

2 comentários:

Anônimo disse...

Impossível não fazer o comentário mais óbvio e idiota:
"o sol nasce pra todos..."

gazstao disse...

é isso aí xuxuzito!
"só não sabe quem não quer..."