31 janeiro 2008

Viajando...



Pois é,
depois de 10 dias viajando, conhecendo Bolívia e Peru, alguns insights não se contém e afloram rapidamente...

A pobreza e alguns níveis de existência que uma grande parte da humanidade está fadada a se submeter... La Paz, a cidade das buzinas, do trânsito caótico, bela pelas pessoas que a representam, triste na pobreza.

Na fronteira Bolívia/Peru, em Desaguadero, a revelação de uma realidade além da compreensão... Entre na casinha verde lá na frente pra sair da Bolívia, e depois na amarela do outro lado da rua pra entrar no Peru. Na ponte, um único guardinha só pra constar a presença de alguém lá. No Peru, polícia rodoviária (Carreteiras) corrupta que só vendo. Só passa ônibus se der $$, um bolo, pães, enfim, qualquer negócio.

Aí temos uma reflexão profunda de tudo... Um povo que vive em grande parte oprimido e prejudicado pela corrupção, mas que em grande parte também é corrupto. Quem pode ser inocente então? Aprendi muito. Fui enganado diversas vezes... diversas... em um mercado de Pisac o vendedor anunciando "flautas a US$1,00!" cheio de flautas expostas. Pensei, puxa, um dólar, e comprei uma. Aí ele tira de uma sacola cheia de flautas com defeito uma delas e me dá. Joguei fora na esquina. Não sabia eu o que fazer... reclamar com o carinha ou engolir e aprender? Engoli, no seco. Pobreza que só vendo, e eu acuado com tanta gente querendo tirar vantagem de mim.

Logo à frente um exemplo mais próximo. O ônibus para e uma das turistas brasileiras troca uma camiseta de Curitiba, dessas que vende na 24 horas, por uma manta de lã com uma tia índia. Ou seja, uma pessoa com condições bem diferentes, que gastou quase R$4000 numa viagem, tirando proveito da inocência de outros... Os papéis se inverteram.

Só sei que reafirmo cada vez mais que quero gente boa do meu lado. Se tem dinheiro ou não, se são indígenas ou espanhóis descendente de invasores, não sei. Mas vi muita logração, muito do humano atual em tudo.

Sobram as lembranças, as fotos e as contas. Mas essas eu lido bem e dou um jeito.

Machu Picchu é inacreditável. Não existe nenhuma foto nem filme no mundo que contenha a beleza e energia daquele lugar. Inexplicável, inacreditável.
Mas o que me surpreende mais e sempre consegue me deixar bobo mesmo são sempre as pessoas...

Nenhum comentário: