01 junho 2007

Centrado em Si Mesmo


Um dos desafios da vida moderna: saber quem somos e nos amarmos. Levando em conta que a maior parte das pessoas acredita que sua vida é uma linha contínua, isso fica bastante difícil. Quem acredita que cada dia é um novo dia tem um pouco mais de facilidade. Mas quem percebe que o tempo é uma dimensão completamente independente, não linear exceto na própria percepção do tempo e talvez conhecidamente nem na percepção (pois alguns momentos passam rápido e outros não) acaba por ver que o único jeito do amanhã ser diferente é mudando o hoje.

Tudo que fica pra amanhã fica pra amanhã, mas o amanhã sempre pula pro dia seguinte quando o amanhã vira o hoje. Romper nossos limites, nossos paradigmas, padrões de comportamento e de pensamento é o grande desafio pra nossa própria liberdade.

Ninguém tem as respostas pra nossa vida: somente nós mesmos. Qualquer um que tenha respostas para o caminho do outro não terá senão meras sugestões, pois eis que o livre-arbítrio, famoso nas teologias e religiões, trata exatamente de que somente cada um sabe de seu caminho. Cada um paga por suas escolhas, e se escolher viver a vida que outro gosta, continuará pagando, porém por algo que não sequer. E não há razão nisso.

Como mudar o amanhã?
Simples. Viva o hoje como se já tivesse o que deseja no amanhã. Com as devidas restrições, claro, sem esbanjar nada, nem dinheiro nem energia, mas agindo, nas pequenas coisas, como se já vivesse o amanhã desejado. Isso muda o hoje. Isso muda o amanhã.

Centrado em si mesmo, pagando pelas próprias escolhas!
Essa é a vida que vale à pena...

Um comentário:

◈lunaluna◈ disse...

¡Tu blog es muy interesante!
Por favor, envíame las fotos del escritorio de tu PC.
¡Las publicaremos todas en el mi blog!

EMAIL: pcdesktop1@gmail.com