03 agosto 2012

Uma Pergunta da Mecânica Quântica



A mecânica quântica e sua nova visão do mundo são avassaladoras.

E eu tenho uma pergunta que pode te deixar tão intrigado quanto eu...
Estou em um quebra cabeças aqui de como funciona a natureza.

Veja o caso. Eu trabalho com manutenção de equipamentos hospitalares de medicina nuclear, e estou aprendendo sobre radioproteção. Um dos materiais radioativos que usam é o Tecnécio (Tc99-m). O tecnécio é bom de se utilizar pois é um radiotraçador que tem meia vida de 6 horas. Isso significa que se agora ele tem uma atividade de 10 mCi (milicurries), daqui a 6 horas terá 5mCi, daqui a 12 horas terá 2.5 mCi, daqui a um dia (24 horas) terá 0.625mCi (625 microcurries) e assim sucessivamente, a cada 6 horas, sua atividade vai baixando à metade.

Pois bem. Mas como podem os átomos saberem quando é sua hora de decair?
Entende, você pode separar as porções desse material em metade, um quarto, um oitavo, pode espalhar pelo planeta, e eles vão decair nessa proporção.

Eles podem estar a quilômetros um do outro, e estarão decaindo cada um ao seu tempo, mantendo uma proporção praticamente perfeita e constante de decaimento.

E eu te pergunto:
como é que pode isso?
como é que eles não decaem todos juntos?

E quando sobrar só um, quanto tempo ele vai levar pra decair?

A natureza é um mistério, isso é que eu vou dizer.
E se você souber a resposta me conte. Eu juro, não conto pra mais ninguém!

Um comentário:

Unknown disse...

Apenas para apimentar as coisas meu nobre Gastão, vou tentar criar o cenário para responder uma de suas perguntas, “E quando sobrar só um, quanto tempo ele vai levar pra decair?”, calculando o tempo necessário para se obter apenas 1 átomo de Tc-99m.
Vamos considerar ama amostra de Tc-99m de um mol (aproximadamente 99 gramas). De acordo com o nosso amigo Avogadro e sua constante, teremos então (6,02214129±0,00000027)x10^23 átomos de Tc-99m.
Consideremos também que todos os átomos decaiam, então de acordo com a equação de decaimento (N=N0 x e^[-(ln(2)t/T½)], onde N e N0 são respectivamente o número de átomos final e inicial, T½ é a meia-vida do Tc-99m (6 horas) e t é o tempo necessário para o decaimento até apenas 1 átomo, então podemos calcular o tempo de (473,9677364±0,0000004) horas.
É obvio meu nobre que a minha resposta é um tanto quanto falaciosa (o que admito prontamente), pois as minhas “considerações” não correspondem necessariamente às limitações experimentais, mas no modelo considerado teremos o tempo aproximado para obtermos apenas 1 átomo de Tc-99m, mas o que será dele depois de chegar nesta condição de estar “solitário” ainda é um mistério.
Será que ele se ligaria a todos os átomos de Tc-99m existentes no universo e então passaria a decair em conjunto com eles, e assim não estaria necessariamente isolado?
(Ainda) Não sabemos... Deixo essa questão ainda em aberto, certo de nada é tão certo assim quando se trata de entender o universo.
Um grande abraço.
Marcos Otaviano.