06 agosto 2012

Nossa Vida


Nossa vida.
O tempo é certo.
O que fazer com ela?

Esperar o futuro chegar, as pessoas fazerem vôos sub-orbitais, esperar os Jetsons nascerem?
Ou trabalhar mais do que tudo pra fazer um mundo sem destino crescer?

Aprender, e viver... Caímos sempre naquele velho chavão "as melhores coisas da vida são de graça". Mas do que podemos estar falando aqui? Nada é de graça neste mundo e nesta vida, exceto a própria vida e o próprio mundo que na verdade são as maiores pérolas que temos. Não é um paradoxo em si?

Dizem que tempo é dinheiro. Então, dinheiro é tempo também. E tudo o que realmente temos é o tempo. 

O dinheiro é quase um fluido, é uma forma materializada de energia pronta pra uso, e com a velocidade da energia, passa de mão em mão com rapidez assustadora. 

O tempo é um fluido imponderável, e os segundos e minutos nada dizem sobre a sua natureza e quantificação, uma vez que demorou bilhões de anos para a formação da base do Universo e seus sistemas, e mais alguns bilhões de anos para que o próprio planeta tomasse forma, e mais algumas centenas de milhões de anos de evolução, para em somente a 150 a 200 mil anos atrás surgirmos em nossa forma atual.

E agora, em menos de 200 anos, a máquina a vapor, os carros, os computadores, tudo acessível a uma quantidade imensa da população do planeta. Enquanto uma parte não consegue sequer obter seu sustento. Uma maluquice sem fim de um povo que não consegue ver a si mesmo, que não consegue trazer sua responsabilidade para si, que não traz ordem, que não se impõe porque não tem autoridade para tal.


E vivendo sem entender o porquê, percebemos que tudo o que faz mais sentido e tem mais valor diz respeito à vida. À nossa vida, à vida dos nossos amigos animais, à vida da nossa mãe Terra, que dá de seu próprio corpo para que todas as criaturas possam ter uma nave e um abrigo em um Universo de frio e vazio, com inumeráveis e espaçados oásis de atividade fervilhante.

Entender o mundo, saber como fazer as coisas na vida, ter leveza, ter paciência (porque ter força faz a gente quebrar tudo, querer bater em todo mundo, e isso traz muito alívio mas dá muita dor de cabeça com todas as consequências que vem certamente em breve), ter Amor, porque o amor pela vida nos dá a Energia de viver em paz conosco. E claro, sempre que necessário sair e se refugiar em si mesmo. Mesmo que seja todo dia. 

As descobertas da ciência, que na verdade deveria ter o nome de Natureza, pois a ciência significa ter o conhecimento, o estudo daquilo que nada mais é, em todas as suas área físicas, químicas, transcendentais, a mesma base unitária de criação que é a realidade, composta do que percebemos em sua forma viva como Natureza, nos mostram a cada dia mais coisas que não víamos, como se vivêssemos no vazio entre os átomos. Estamos imersos neles e nada sabemos. Ah, sabemos dos quarks, sabemos da energia deles, medimos, quantificamos, mas não sabemos da meia vida. Não sabemos da origem. Nossa vida não tem tempo suficiente sequer pra entender a própria estrutura sobre a qual a Realidade está assentada. E a vida em natureza, esta que estamos destruindo para ter conforto, dinheiro e coisas bonitas e novas sempre. Sem ater que nossa mente vai ficando velha e preguiçosa, e nossos valores vão ficando banais e superficiais. 

A música, as criaturas, a vida, a chuva. O Sol, tão importante para que a Terra vire comida, tão importante para que nossa visão e pelas imagens que vemos existam, tão importante para manter nossa nave Terra nos eixos. Derretendo gelo dos pólos em um ciclo milenar, que certamente um dia voltarão a congelar. E tudo vai seguindo. E um dia a gente perde o tempo que tinha e morre. E um dia todos os que virão também morrerão. E um dia nosso planeta vai morrer. E um dia o Sol vai apagar. E a gente desperdiçando esse precioso e único tempo de acontecimentos com lamúrias e lamentações, com brigas e confusões, com tudo o que não importa.

E se eu tivesse uma coisa a dizer, diria que sou feliz porque sei que estou a viver.
E nada é mais triste do que só perceber isso na hora H. Na hora de empacotar.

Então cada vez que você cansar e achar que tudo vai desmoronar, não esquente ainda não, que sua hora não chegou, e não importa a confusão, sempre há paz no meio do tufão, e o tempo faz com que mesmo a mais violenta e destruidora tempestade do mundo passe e dê lugar ao sol, que uns vão usar pra se esquentar e animar, e outros não vão nem ver ele passar...




Nenhum comentário: