17 março 2010

Óleo é Água



Nossa civilização atingiu um auge de desenvolvimento por duas razões bem simples:

- Temos energia pra caramba à disposição (energia armazenada em combustíveis fósseis através de eras e mais eras, durante dezenas a centenas de milhões de anos) e que está sendo queimada e utilizada em ritmo frenético.

- Temos matéria prima disponível, pois estamos saqueando os ossos do planeta, extraindo muito de tudo.

Uma caneta só custa R$1,00 porque não incluímos nela o preço do que causamos no planeta. Nem da devastação causada pela obtenção das matérias primas e fabricação, nem do material utilizado e da água.

Nossa população somente atingiu o nível de 6,8 bilhões de pessoas (e crescendo) porque temos energia suficiente (e outros compostos derivados de petróleo como plásticos, tintas, fertilizantes, solventes entre milhares de outros) para manter isso. Mas esse óleo está para acabar antes do que imaginamos, sendo que já passamos do pico. Isso significa que nunca mais conseguiremos produzir tanto quanto antes (estima-se que possa produzir entre 90 e 100 milhões de barris por dia no máximo, e nosso consumo atual é de 85 milhões de barris por dia), exceto que poderemos abrir mais e mais poços (que utilizam a mesma jazida) e que apenas farão com que sequem mais depressa. Isso causa uma falsa impressão de que a produção aumentou, mas na realidade o que acontece é uma desenfreada corrida pelo saque dessas reservas, com cada vez mais canudinhos sugando óleo da terra e cada canudinho conseguindo cada vez menos. (Se puder, veja o documentário Colapso )



Estão até tirando petróleo de areia! Você já ouviu falar das areias betuminosas do Canadá? Se não ouviu, vai ouvir, porque é pra lá que está migrando muito do dinheiro do óleo, para devastar um pouco mais a região (fotos: national geographic) e poluir mais um pouco o planeta para extrair o que sobra desse óleo, utilizado pela humanidade como o próprio sangue do capeta! (não que eu acredite nele, mas nós humanos o fizemos de carne e osso)

MAS...

e quando esse óleo repleto de matérias primas plásticas e energia começar a se esgotar? Migraremos para o gás, que deve se esgotar um pouco depois? Ou para o carvão? Quanto vai custar um litro de gasolina (ou um quilo de carvão?) E quanto vai custar um litro de água potável? E um quilo de comida?

E depois de queimar isso tudo de óleo e carvão -estamos falando de centenas de milhões de anos de absorção de carbono e detritos jogados de uma só vez- , nossa água e nosso ar, como ficarão?

E nosso planeta como ficará depois de tantos saques a suas entranhas?



Mas, os noticiários não falam disso. Não querem que pensemos o que ocorrerá conosco, simplesmente porque não sabem o que oferecer! Os mesmos poderosos que governam a Terra (e que sabem muito bem a situação em que nos encontramos), que barram o desenvolvimento da energia limpa (pois seus lucros no saque de óleo são muito maiores e exigem menos trabalho), e que coordenam a impressão do dinheiro sem lastro que utilizamos (um dinheiro conseguido a fiado pelos governos) não sabem o que podem oferecer para o povo, porque eles não querem OFERECER NADA, eles querem OBTER, RECEBER. Até o último minuto possível!

E como diria O Profeta , de Khalil Gibran, mesmo que o fruto se dê sem nada pedir porque é sua natureza, assim como da raiz de tomar porque é a sua natureza, e que o fruto não possa existir e se dar não fosse a raiz receber, o que acontece conosco não é que não devamos utilizar o mundo, mas é que desequilibramos completamente nossa relação com ele e consequentemente com nós mesmos. Assim, recebemos muito mais do que precisamos. Tomamos do mundo com exagero, como se não fosse acabar mais, e sabe o que? Vai ser coisa de no máximo algumas décadas até começar a acabar... Porque usamos com exagero. Porque temos mais do que precisamos...

Os estadunidenses então, nem se fala... Consomem mais óleo (e consequente a água que é usada pra produzir praticamente tudo a níveis absurdos) que todo mundo...

Um americano consome 25 de barris de petróleo (3 977 litros) por ano.
Um alemão consome 10,6 barris de petróleo (1 685 litros) por ano.
Um brasileiro consome 4,2 barris de petróleo por ano (669 litros).
Um chinês consome 2,1 barris de petróleo por ano (347 litros).
Um indiano consome 0,9 barris de petróleo por ano (145 litros).

Nosso estilo de vida baseado em consumo está em seus dias de glória. E claro! Ninguém vai querer estragar esses dias de glória avisando o mundo que o consumo está pra entrar em colapso! Vamos colocar no noticiário coisas cotidianas e banais, nada de muito real, vamos mexer com a fantasia, com os medos, com as histórias bizarras! Vamos utilizar tudo isso pra criar na mente da população uma grande ilusão coletiva de que o mundo segue seu rumo como sempre! E claro que segue, porque não temos como fazer diferente, mas teríamos que estar nos preparando desde já se pudéssemos saber o que nos espera de verdade.

E assim, os número de quanto cada pessoa exige do mundo permanecem ocultos, bem como o tanto de óleo que resta, e a água, tão preciosa água para nossa espécie!
Os números da verdade continuam ocultos...

E a vida segue seu rumo...

Como diria Michael Ruppert , quando as coisas começarem a ruir, a gente não precisará correr mais rápido que o dragão que consome nosso sistema. Quando um urso invade um acampamento, não se precisa correr mais rápido que o urso, mas somente correr mais que o último campista...

Um comentário:

Lindsey disse...

Texto muito bem escrito ... Estamos correndo para o fim dessa maneira,agora tudo é maravilhoso e depois o que poderá ser renovado ou criado para suprir o desperdício de agora? Precisamos de novas linhas de pensamentos e ações.
bjs amo!