12 março 2009

Curiosidades Sobre Fontes

Leia o Texto e Torne Seu Dia Mais Útil em Um Minuto! :)

A Helvetica é uma família tipográfica sem-serifa, feita em 1957 para uma tipografia suíça. Seu título é derivado de Helvetia, o nome latino da Suíça. Originalmente chamada Haas-Grotesk, é uma fonte sem serifa bastante limpa e um dos princípios de seu projeto foi a máxima legibilidade.

Entre outros usos famosos, a Helvetica é a fonte padrão do sistema de comunicação visual do metrô de São Paulo.

A Arial, bastante difundida pelo mundo devido ao fato de ter sido distribuída pela Microsoft em várias edições de seu sistema operacional costuma ser associada à Helvetica, embora seja criticada como uma "cópia inferior". De fato, porém, a Arial é inspirada no desenho de uma outra fonte, a Akzidenz Grotesk (a qual também serviu de inspiração ao desenho da Helvetica). Uma maneira fácil de identificar as duas fontes é através da comparação dos tipos relativos às letras "R" e "G" maiúsculos e do "a" minúsculo. ... A IBM criou a Arial (na época chamada Sonora Serif) para se libertar do alto custo de licença da fonte Helvetica cobrada pela Linotype. A Microsoft, procurando uma alternativa ao mesmo alto custo, começou a utilizar a fonte da IBM com o nome de Arial.

comparação entre fonte helvética com perna do a bem esticada para a direita e fonte arial quase sem perna


A Futura é uma família tipográfica sem-serifa considerada como um dos símbolos do modernismo no design gráfico, foi desenhada em 1927 por Paul Renner baseado em princípios rigidamente geométricos, inspirada nos ensinamentos da Bauhaus.

futura

A futura foi uma das fontes mais populares do século XX, especialmente nas décadas de 1950 e 60 devido à sua limpeza e impacto. Apesar disso, o tipo não é indicado para textos longos (especialmente textos literários como romances) devido ao cansaço de sua leitura prolongada. A fonte ainda é bastante eficiente em identidades corporativas, títulos, etc.

Empresas como Volkswagen e Shell, por exemplo, fazem uso extenso da futura. O diretor Stanley Kubrick também é conhecido por fazer vasto uso desta família tipográfica em seus filmes.

Times New Roman

A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1932 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos e utilizados ao redor do mundo, em parte devido ao fato de ser a fonte padrão em diversos processadores de texto. Seu nome faz referência ao jornal (Times) e ao fato de ser uma releitura das antigas tipografias clássicas (new roman).

Times New Roman é uma fonte que foi adaptada de tal forma que possui excelente legibilidade, misturando curvas clássicas e serifas, o que permite que seja usada tanto em livros e revistas quanto em textos publicitários e relatórios de empresas.

Um comentário:

Alex Bigaiski disse...

Uma fonte que está em alta hoje, e que eu gosto muito, é a Calibri. Que aliás, ganhou um prêmio de design de fontes.