09 junho 2008

Liderança

lider
"Leve-me ao seu líder" é a frase mais famosa já dita por todos os invasores espaciais ao chegar no planeta Terra. Liderança significa grandes responsabilidades sobre todos e, ao mesmo tempo, grande liberdade e poder. Hoje em dia a carência gigantesca de líderes, em todos os campos, torna o processo de massificação uma bola de neve, aonde evita que se produzam pessoas pensantes que se tornem líderes e ao mesmo tempo ameniza os problemas da falta de liderança criando padrões de comportamento de massa.

o difícil é fazermos e sermos. Sem questionar o que é fácil ou difícil, cada um sabe os problemas que tem, isso não tem nada a ver com o post. É que estou lendo um livro, "Krishna e a Arte de Liderar (por Sathya Sai Baba)", do Dr M.L.Chibber (Editora Madras). Podia ser Jesus, ou Maomé, mas como foi escrito na Índia utilizou Krishna e pronto. Esses livros de negócios e aperfeiçoamento baseados na espiritualidade tem um quê de fantásticos pra arejar a cabeça e dar novas possibilidades pra vida, mesmo que seja só pra pensar e saber que existem. Mas o que eu queria mesmo era transcrever um pedaço dele aqui (com pequenos cortes). Aconteceu uma guerra e o grande líder do exército derrotado agonizante estava no chão. O exército vencedor chegou perto dele para prestar reverência e respeito, e o mais velho dos Pandavas, que venceram, chegou porto de Brishma, que agonizava, e lhe perguntou sobre sua famosa e perfeita arte de liderar. O que ele respondeu...

"
- É a ação que modela o destino, e não o contrário.
- A Verdade é o refúgio mais elevado: Todo o mundo repousa sobre a verdade.
- Autocontrole, humildade, retidão e franqueza são essenciais para seu sucesso.
- Há perigo na brandura. O rei não deve ser brando demais, ou passará a ser desconsiderado. As pessoas não terão o devido respeito para com ele e sua palavra. Ele deve também evitar o outro extremo e ser severo demais, pois senão as pessoas irão temê-lo e isso não é desejável.
- A compaixão deve fazer parte de sua constituição mental, mas o rei deve evitar mostrar uma natureza de quem tudo perdoa, pois dessa forma poderia ser considerado fraco por homens inferiores que dele se aproveitarão.
- A precaução é essencial. Deve-se estudar seus amigos e inimigos todo o tempo.
- Deve ser cuidadoso para não depositar confiança implícita em qualquer um. Deve manter seus pensamentos mais íntimos ocultos até mesmo dos seus entes mais próximos e queridos.
- Deve estar pronto pra procurar proteção em sua fortaleza quando sua posição for fraca, e deve estar pronto para estabelecer a paz com um inimigo que é mais forte.
- Seja agradável em seu discurso.
- Esteja cercado de pessoas de igual natureza, que tenham qualidades nobres.
- As pessoas devem viver em liberdade e felicidade. A própria essência do seu papel é proteger as pessoas e sua felicidade.
- Preste atenção ao estado do reino. Arredores deteriorados e arruinados são símbolo de descuido.
- Saiba quando usar o poder da punição e não hesite em utilizá-lo nos malfeitores. As pessoas são com freqüência conduzidas pelo castigo. Conheça a ciência do castigo.
- O interesse pessoal é o fator mais poderoso na vida de todos.
- O tesouro deve estar sempre cheio.
- Supervisione você mesmo o trabalho dos seus.
- Nunca confie implicitamente em cargos de confiança.
- Faça as coisas sem revelá-las jamais a seus inimigos.
- Um rei venerado pelos seus será naturalmente respeitado e temido pelos inimigos.
- Nada, nem mesmo um ato mais insignificante, pode ser realizado por um único homem. Ele precisa de assistência.
- Cuidado nunca é demais. Pessoas honestas podem parecer desonestas, e perversas podem parecer honestas. Um pode se tornar outro, pois ninguém pensa sempre da mesma maneira.
- Não alimente malícia em seu coração.
- A conduta correta é a contra senha. Nada é mais poderoso.
- O que você planejou fazer amanhã faça hoje, antes do meio dia! A morte é implacável e o tempo não espera pra ver seus projetos realizados. O mundo é um cortejo que passa.
- O homem nasce sozinho, e morre sozinho. Ele é sua única verdadeira companhia em sua caminhada nesse incidente chamado vida."

...

Nenhum comentário: