09 abril 2007

Tudo em Um (All One) - O Ponto de Mutação


A realidade se coloca para nós como se fosse uma máquina. Os pensadores que nos antecederam e essa visão mecanicista do mundo criaram tantos problemas e desordenaram tanto nossas vidas, que não há mais para onde ir com essa forma de pensar. Pensar que eu sou eu e o outro é o outro, cada um por si e que se f...

Bem, vamos recapitular... nós somos compostos de matéria, matéria essa que se renova a cada dia e que em poucos anos não será em praticamente nada a mesma que nos compõe hoje. Essa matéria circulante é composta de moléculas, 70% aproximadamente delas de água. Essas moléculas são compostas de átomos, nuvens de energia compostas de um imenso vazio. Esses átomos são compostos de partículas, que se movem a velocidades absurdas no núcleo do átomo. Ou seja, tudo isso que estamos olhando e vendo no mundo é apenas uma camada mais externa de uma realidade muito mais avassaladora: Tudo está vibrando, tudo está vivo, tudo está em constante mutação.

Apesar de a estabilidade fazer com que pareça que tudo é sólido e duradouro e eterno, sabemos que a tendência de tudo isso é entrar no seu estado de máxima entropia, ou equilíbrio térmico. Seria como quebrar uma xícara e querer depois jogar ela na parede pra juntar os cacos: impossível. Ela somente se separará mais e mais até que todos os fragmentos sejam duros e uniformes o suficiente para se estabilizarem.

Aonde queremos chegar?

A organização é vida. A vida é viva. A sociedade, o mundo, o Universo, tudo isso são organismos vivos, e estão em perfeito acordo com um sistema não de máquina composta de pequenas peças, mas sim de um equilíbrio uno e delicado onde as inter-relações são tão ou mais importantes que as partes. é O Ponto de Mutação (veja link no título).

As relações que pequenas partes tem entre si e com o todo são muito mais significativas e reverberam muito mais profundamente do que a simples existência de uma dessas partes. Estamos constantemente tendo oportunidades de interagir com a realidade e com as pessoas e fazer com que o organismo vivente social do planeta Terra chamado humanidade possa ser diferente. Saber da nossa unidade com o todo e consequente responsabilidade e poder de ação é tão divertido quanto perigoso, mas levemos em conta que a nossa realidade é muito mais maluca do que sequer podemos imaginar, e com certeza a única coisa impossível e entendermos tudo isso!

Lets Ghost!

Nenhum comentário: