13 abril 2012

Câmera de Segurança OnLine - Parte 1



Pois é,
a vantagem de trabalhar em casa é como a frase já diz, trabalhar em casa.
A desvantagem é que seu lar, além de todas as suas coisas, possui também as coisas de seu escritório.

Para poder sair tranquilamente de casa, nada melhor do que instalar uma câmera!
Espionar o que está acontecendo mesmo quando se está longe...

Depois de namorar e pesquisar diversas câmeras, a escolhida foi uma câmera simples, sem fio para facilitar a instalação (assim, ao invés de precisar de um cabo de rede e uma tomada por perto, precisa somente da tomada).


Essas câmeras Wireless são muito legais! E uma das maiores vantagens delas é que elas não precisam de um computador gravando o tempo todo o que está acontecendo! Elas podem:

1) Enviar a cada tanto tempo (por exemplo, no caso, a cada 15 segundos) uma imagem para um servidor FTP na internet. Assim, se alguém roubar sua câmera, as imagens já estarão disponíveis online e poderão ser acessadas de qualquer computador com acesso à internet.

2) Utilizar o sensor de movimento interno para enviar emails ou imagens via ftp a cada tantos segundos. Assim, cada vez que a câmera detecta algum movimento, ela envia um email pra você e algumas imagens adicionais para o FTP.

Isso elimina completamente a necessidade de um video k7 ou computador pra gravar as imagens. Somente seu roteador deverá estar ligado.

MAS...

Se o tempo entre a aquisição das imagens for aumentado demais, o tráfego de internet e espaço em disco serão reduzidos, mas a câmera não vai pegar muitas das coisas que irão acontecer. Nesta proporção, para uma imagem a cada 15 segundos, um minuto terá somente 4 frames. Para criar um bom vídeo é pouco. Dá pra ter uma boa idéia do que acontece na região. No final do dia, teremos 4*60*24 (4 fotos por minuto, vezes 60 minutos, vezes 24 horas) 5760 fotos! Se diminuirmos mais o tempo, para 10 segundos por exemplo, teremos 6 imagens por minuto, ao invés de 4. Isso significa que ao final de um dia teremos 6*60*24 = 8640 fotos.

Aí fica a critério qual a melhor relação de informação por espaço/banda ocupados.

Mas e aí, como fazemos pra pegar todas essas fotos todo dia, ou apagá-las automaticamente?

A primeira alternativa é fazer tudo manualmente,
mas depois de uma semana você estará cansado de ter que entrar e apagar tudo,
ou não vai ver as imagens, ou receberá um email do seu provedor afirmando que estourou sua cota de armazenagem e vai pagar um pouco a mais por isso! (no meu caso uso a Hosted, que por R$7,90 me deixa 5GB no seu servidor Linux, com direito a site, ftp, e tráfego ilimitado! 5GB dá pra duas semanas mais ou menos, já que o tamanho de uma foto 640x480 é de 40kb levando em conta um valor superestimado.

Uma das alternativas BOAS é baixar um cliente FTP que automatiza tarefas,
existem alguns até gratuitos, como o autoFtpManager, mas que é desengonçado e você terá que organizar os diretórios.
outra alternativa é criar um arquivo batch para conectar no servidor e realizar a limpa. Haja código obscuro.
A terceira alternativa foi: porque não fazer um programa que faz tudo sozinho numa linguagem mais amiga?

Leia em Camera de Segurança Online Parte 2!

Nenhum comentário: