18 julho 2011

Nave Terra: A Incrível Baleia

Uma baleia jubarte, que foi salva por três homens no litoral da Califórnia, nos Estados Unidos, parece ter ficado tão feliz pelo resgate que agradeceu fazendo mergulhos e saltos de tirar o fôlego das pessoas que a ajudaram, segundo informações do jornal Daily Mail nesta segunda-feira (18/7). As imagens da performance do mamífero foram capturadas logo após o animal ter sido resgatado de redes de pesca.

Quando o barco do grupo se aproximou, a baleia estava enroscada nas linhas, com sua cauda e nadadeiras imobilizadas. No início, os homens pensaram que a baleia estaria morta, já que ela estava boiando na superfície da água. De repente, ouviram o animal respirar e decidiram agir.

Michael Fishbach e seus amigos pularam na água para tentar libertar a jubarte. “Quando meu olhar se encontrou com o da baleia, a única coisa que eu queria dizer é que estávamos lá para ajudá-la”, contou ao jornal Daily Mail. “A visão de uma criatura tão grande e bela toda enroscada e tão perto da morte foi esmagadora”, disse Fishbach que confessou ter ficado com medo da baleia. Apesar de ferida e assustada, ela poderia até matá-lo com algum movimento brusco.

Michael voltou ao barco, pegou uma pequena faca e tentou cortar as cordas. O trio conseguiu libertar uma das barbatanas, mas a baleia sentiu-se livre e começou a nadar, puxando o barco de Fishbach com ela. Finalmente, o trio conseguiu cortar mais cordas e, cerca de uma hora depois, o animal estava completamente livre e deu um show de acrobacias em agradecimento aos seus libertadores.

“Ficamos muito orgulhosos e emocionados por termos salvo uma vida tão jovem e fantástica. Foi uma experiência incrível que nunca vamos esquecer”. Afirmou Michael.

Uma garota que estava assistindo a cena disse: “eu sei o que ela está fazendo. Ela está nos mostrando que está livre”. Sua mãe completou: “acho que ela está fazendo uma dança de agradecimento”.

Todo ano, Michael passa dois meses durante o inverno fotografando baleias no golfo da Califórnia, também conhecido como Mar de Cortés. Além disso, ele também é co-fundador da Great Whale Conservancy (GWC), que atua na proteção da baleia-azul.



DE:
http://colunas.globorural.globo.com/planetabicho/2011/07/18/baleia-da-show-de-acrobacias-em-agradecimento-a-grupo-que-a-salvou-de-uma-rede-de-pesca/

Nenhum comentário: