11 agosto 2008

Só Existe o Presente. O Tempo Todo.

tempo todo

Não há dúvida, apesar de tantas teorias cabulosas sobre lapsos espaço-temporais, que o presente, o futuro e o passado existem separadamente. Na realidade porém, só existe o presente. O tempo todo. Cálculos podem imaginar os acontecimentos e tendências futuros, mas o futuro mesmo só será conhecido quando for presente, eis que não há outro tempo.

Mas na verdade eu queria chegar na grande pergunta: porque estamos aqui, neste eterno e infinito presente?

Sem levar em conta a fé ou crenças, mas sim o fato.

O fato é que estamos no mundo pra viver. Pra ocupar a mente e o corpo com as atividades da vida. Muitos confundem essa atividade com uma super hiper capacidade de produzir, o que não é necessariamente o caso. Atividade é estar aqui e agora, atento ao que acontece no mundo, conectado com a realidade. Simplesmente é viver. Melhor claro, prevendo as ações e reações e levando uma vida com tranquilidade. Mas de simplesmente estar vivo e interagir com a realidade.

Certeza? Só a morte, e a do corpo ainda por cima.

Neste presente, os acontecimentos se desenrolam imprevisíveis e em tempo real, tornado se de fato compreendida e acolhida a vida em uma interminável interação com o mundo, e assim fazendo dela não um fardo mas sim uma admirável capacidade de interagir com a existência, criação, Universo ou qual nome tenha.

E que pode se dizer que é verdade:
Só existe o agora. O tempo todo.

3 comentários:

Bruno Carvalho disse...

Tropecei no seu texto aqui pela net, gostei muito pois reflete o que tenho passado ultimamente, de alguma maneira despertei pro tempo presente, vivendo ele de forma mais intensa, pena que maioria das pessoas ainda não perceberam que estão presas ao passado e ao futuro e estão sempre a pensar em fatos do passado (que não existem) projeções de um futuro (que tbm não existe) acho que um ponto importante é fazermos as pessoas compreenderem isso para que elas possam despertar e estarem livres das "amarras do tempo".

Amanda disse...

amei o texto.
Realmente a única coisa que existe é o presente. Passado e futuro são uma ilusão.

Unknown disse...

A percepção humana é linear, como um trem nos trilhos. Mas é somente uma ilusão. O antes e o depois são erros da percepção limitada às 3 dimensões em que vivemos. Tudo existe aqui e agora, vivemos no universo das infinitas possibilidades. Tudo se verifica no presente contínuo. Dimensão nada mais é que percepção, assim como um dial de um rádio,só percebemos o que nossa capacidade nos permite. Expandindo-se nossa consciência, expandimos nosso dial e nossa percepção capta outras faixas de frequência. Neste novo ponto vista, a ilusão do mundo linear deixa de existir.